API

Este artigo é continuação do artigo Microservice, da série Automatize qualquer processo, em qualquer lugar.

Derrubar as barreiras entre os departamentos. As pessoas envolvidas em pesquisa, projeto, vendas e produção devem trabalhar como uma equipe para prever problemas de produção e na utilização, que podem ser encontrados no produto ou serviço”. Edwards Deming.

Nos anos 2000, Deming deixava o seu legado derrubando os chamados “silos empresariais” e estabelecendo a gestão por processos, que extrapola os departamentos da empresa.

Este mesmo tema também é muito bem abordado no CBOK 4.0, em seu capítulo 3.1.8 BPM É Uma Disciplina de Gestão.

Imagens: Times da Qualidade | Peter R. Scholtes | ISBN 85-85360-18-6

Mas o que isto tem a ver com APIs?

Tudo. Um movimento semelhante ao movimento da qualidade está acontecendo, porém agora os processos não somente extrapolam os departamentos, mas a própria empresa, e a melhor forma de conectá-los é por meio das APIs. Cada vez mais as empresas têm criado micro ofertas de valor especializadas para oferecer a outras organizações. Sites de eCommece são integrados com as redes sociais para divulgações de seus produtos, com meios de pagamento, com empresas de logística para cálculo de valor de frete e prazo de entrega e até mesmo com outros lojistas, como alternativa a ambos de se beneficiarem da diversidade e alcance de oferta.

Exemplo semelhante são as empresas de mídia de stream, que compartilham o conteúdo umas com as outras a fim de aumentar o alcance de suas vendas. Na área bancária, as fintechs já nascem com essa concepção de integração com seus clientes, e o Open Bank ainda trará muitas novidades no mercado. Foram também as APIs que permitiram a rápida integração do PIX com os bancos através de aplicativos e internet banking, a ponto do governo lançá-lo em 5 de outubro de 2020 declarar funcionamento integral em 16 de novembro do mesmo ano.

De fato, o crescente uso de APIs integradas traz um mundo de possibilidades. Mas qual seria o melhor jeito de conectá-las?

Se você leu nosso artigo anterior, você já viu as vantagens do design Workflow Orchestration.

Um grande problema causado pelos sistemas distribuídos é que a integração de diversas APIs torna difícil manter a transação do negócio. Mas a Camunda Platform, através da notação BPMN lhe ajudará a manter a integridade desta transação.

Na oferta de uma melhor experiência de usuário, por meio de um aplicativo, o processo acima faz um pacote já integrando companhias aéreas, hotéis e empresas de aluguel de carros por API. Assim o consumidor não tem que entrar em contato com diversos fornecedores. Mas e se algo ocorrer fora do planejado? Um voo perdido ou um cancelamento de viagem por exemplo.

As compensações lhe ajudarão a fazer o trabalho de manter a transação de negócio íntegra, mesmo em se tratando de sistema distribuídos em empresas diferentes.

Camunda oferece uma diversidade de formas de integrar as APIs:

  • Camunda Connector (JSON ou XML);
  • Java Delegates;
  • External Tasks;
  • E até mesmo a própria Camuda API Rest, onde você tem acesso às funcionalidades do workflow engine da Camunda.

Assim, se seu processo de negócio extrapola as fronteiras de sua empresa e você precisa de uma orquestração de API, Camunda Platform foi projetada para automatizar qualquer processo, em qualquer lugar!

Rodrigo Carlstrom – Líder de BPM CoE na NTConsult

Sobre o autor:

Rodrigo é consultor BPM há 18 anos, tendo trabalhado com análise, automação, operação e melhoria de processos de negócio e como Gerente de Projetos e Gestor de Mudanças em grandes empresas do mercado. Certificado Bleck Belt e PMP.

Quer saber mais sobre como Camunda pode alavancar a inovação na sua empresa? Deixe seus dados abaixo e em breve nós entraremos em contato com você! Vamos agregar valor ao seu negócio!